top of page

QUEM SOMOS

Paróquia Santa Teresinha
QUASE-PAR%C3%93QUIA-SANTA-TERESINHA-30-2
História

A Quase Paróquia Santa Teresinha, tendo o seu território totalmente desmembrado da Paróquia Sagrada Família, além da Igreja Matriz, é composta pelas Comunidades Santa Luzia, Santa Cruz, São João Paulo II, São Mateus e Divino Espirito Santo, bem como, pelos ditos pontos de Celebração que se situam nas Fazendas Mutum, Ribeiro do Céu, Melina, Igarapé, São José e Badan.

Ela é assim chamada, quase-paróquia, por que está dentro de um processo canônico para se tornar Paróquia. Esse processo pode demorar o tempo que o Bispo Diocesano achar necessário para a formação oficial da Paróquia.

No entanto, uma quase-paróquia já tem certa autonomia pastoral e administrativa

para conduzir sua missão com o auxílio do administrador paroquial.

História de Santa Teresinha

A vida da Santa Teresinha do Menino Jesus marca na História da Igreja uma nova forma de entregar-se à religiosidade. No lugar do medo do "Deus duro e vingador", ela coloca o amor puro e total a Jesus, amor puro, infantil e total, como deixaria registrado nos livros "Infância Espiritual" e "História de uma alma". 

Teresinha na França, em 02 de janeiro de 1873. Foi batizada com o nome de Maria Francisca. Nasceu numa família muito religiosa. Aos quinze anos conseguiu permissão para entrar no o Carmelo, em Lisieux, concedida especial e pessoalmente pelo Papa Leão XIII. 

Sua obra não frutificou pela ação evangelizadora ou atividade caritativa, mas sim em oração, sacrifícios, provações, penitências e imolações, santificando o seu cotidiano enquanto carmelita. 

Teresinha teve seus últimos anos consumidos pela terrível tuberculose que, no entanto, não venceu sua paciência com os desígnios do Supremo. Morreu em primeiro de outubro de 1897 com vinte e quatro anos, depois de prometer uma chuva de rosas sobre a Terra quando expirasse. Essa chuva ainda cai sobre nós, em forma de uma quantidade incalculável de graças e milagres alcançados através de sua intervenção em favor de seus devotos. 

O papa Pio XI a chamou de "Padroeira especial de todos os missionários, homens e mulheres, e das missões existentes em todo o universo”.

CAEP - Conselho Administrativo e Econômico Paroquial
ramo-das-rosas-73182721-removebg-preview
IMG-20201103-WA0074-02.jpg

Presidente: 

Alisson José Perboni

Presidente Executivo: 

Plínio M. Rodrigues e Anna Glaucia A. Machado

Vice Presidente Executivo:

Silvino Rupolo e Ivani Fátima Vendrusculo Rupolo

Tesoureiro:

Ricardo José Schoupinski e Valdete B. Schoupinski

Vice Tesoureiro:

Rogério W. Schirmer e Cristiane Nelsi O. Schirmer

Secretário:

Fábio Júnior Liell e Eudimar Soares da Silva Liell

Vice Secretária:

Ediane Carbonara

bottom of page